Dores no joelho e lesões no joelho são extremamente comuns em praticantes de atividade física. De um modo geral, o tratamento para as dores no joelho precisa passar por uma avaliação detalhada e um diagnóstico adequado. Mas antes, precisamos entender como é composta a articulação do joelho.

Anatomia e Fisiologia do joelho

O joelho é uma complexa articulação do nosso corpo, envolve diversas estruturas ósseas e ligamentares, por isso é um local frequente de dores e lesão. A articulação é composta pela extremidade inferior do fêmur (osso da coxa) e a extremidade superior da tíbia (osso da canela). A patela (rótula) desliza ao longo de um sulco no fêmur, e recobre a frente da articulação. O menisco e cartilagem amortece os espaços entre estes ossos, e funcionam como amortecedores durante o movimento.

São vários os ligamentos que estabilizam o joelho em ambos os lados da perna. Os ligamentos importantes que conectam o fêmur a tíbia:

  • O ligamento colateral médio (LCM) proporciona estabilidade para o interior do joelho.
  • O ligamento colateral lateral (LCL) proporciona estabilidade para o exterior do joelho.
  • O ligamento cruzado anterior (LCA), no centro do joelho, os limites de rotação e o movimento para a frente da tíbia.
  • O ligamento cruzado posterior (LCP), também no centro do joelho, limita o movimento para trás da tíbia.

Os tendões são cordões de tecido resistente que conectam os músculos aos ossos. No joelho, o tendão quadríceps – liga os músculos do quadríceps a patela – e o tendão patelar – liga a patela à tíbia.

Quais são as causas de dores no joelho?

As causas e lesões mais comuns que acarretam dores nos joelhos podem ser:

Dor no joelho por lesão ligamentar

As lesões ligamentares do joelho são muito comuns em esportes que exigem parada brusca e rápida mudança de direção. Estas forças extremas no joelho podem resultar em ruptura de ligamentos. O ligamento cruzado anterior (LCA) e o ligamento colateral medial (LCM) são os que mais lesionados em diversos esportes, mas também o ligamento cruzado posterior (LCP) e ligamento colateral lateral (LCL) também pode sofrer lesões.

As lesões do ligamento cruzado nem sempre causam dores, mas normalmente causam instabilidade. A maioria das vezes este tipo de lesão é diagnosticada através de uma ressonância magnética.

Lesões de menisco

O menisco são cartilagens com formato aproximado da letra “C” que funcionam como amortecedores no meio do joelho. Cada joelho possui dois meniscos, um do lado medial (interno) e outro do lado lateral (externo). Sem a presença dos meniscos os impactos suportados pelo joelho limitação dos movimentos vão atingir diretamente a cartilagem que reveste os ossos, levando a um desgaste precoce com consequente dor e.

Condromalacia patelar

O termo refere-se ao amolecimento ou deterioração do lado de baixo da patela (rótula). Em jovens este problema acontece tipicamente por uma lesão de trauma, uso excessivo, mau alinhamento da articulação do joelho, ou desequilíbrio muscular. Isto leva ao atrito e fricção da patela que causam danos a superfície da cartilagem. A sensação é uma dor ao redor ou sob a patela que piora quando se desce ou sobe escadas.

Dor no joelho por Osteoartrite

A osteoartrite é o tipo mais comum de artrite em atletas. É uma doença degenerativa que resulta num desgaste gradual da cartilagem articular. Os sintomas típicos são: dor, inchado e diminuição da amplitude de movimento do joelho.

Dor no joelho por tendinite

A tendinite é uma inflamação ou irritação de um tendão muitas vezes causada por excesso de uso.No joelho, isso às vezes é chamado de “joelho de saltador. Tendinite é frequentemente identificado devido à sensibilidade no ponto onde o tendão patelar encontra o osso, logo a baixo da patela.

1 thought on “Causas de dores e lesões no joelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.