O papel do sistema miofascial no controle postural estático e dinâmico

O papel do sistema miofascial no controle postural estático e dinâmico

Desenvolver e manter o controle postural estático e dinâmico principalmente na execução de movimentos de treinamento resistido requer eficiência dos músculos, afim de minimizar padrões compensatórias que, potencialmente, possam gerar lesões. Muitos treinadores ainda tem a visão unilateral que o desempenho ideal dos músculos seja apenas direcionado ao sistema muscular, evidências recentes têm sugerido uma relação intrínseca com vários sistemas, dentre eles: nervoso, muscular e sistema miofascial. Entender o importante papel destes três sistemas, faz-se de relevância para o desenvolvimento e manutenção do controle postural estático e dinâmico.

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Bracing – Manobra respiratória

A respiração parece ser simples e direta? Na verdade, é, mas não como se imagina. Para os exercícios resistidos ou treinamento de força, a respiração deve ser usada com intuito de melhorar o desempenho físico, mas também exercitada para restruturação do equilíbrio corporal. Você até pode imaginar que sabe como respirar, afinal é ato de caráter involuntário, acontece que muitos de nós temos maus hábitos respiratórios durante dia-dia e principalmente no que concerne ao treinamento físico.

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Biomecânica do Agachamento

O agachamento é um dos exercícios mais debatidos na comunidade acadêmica e esportiva, embora seja um pouco difícil um senso comum com tantos argumentos sobre sua eficácia. Há evidencias que descrevem melhorias pela resistência, força e potência muscular. Além disso, existem diversas variações do exercício de agachamento, incluindo o agachamento de peso corporal, agachamento sumo, agachamento barra nas costas, agachamento frontal, agachamento taça, agachamento com halteres ao lado do corpo, agachamento com salto, agachamento unipodal e dentre outros. Mas qual deve ser usado, e para qual tipo de pessoa? Pergunta bem complexa de se responder sem uma avaliação morfofuncional e principalmente análise postural adequada.

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Instabilidade Postural Swayback

A instabilidade postural swayback desempenha um papel significativo para as dores nas costas, devido as alterações posturais que contribuem para um posicionamento dinâmico ineficiente, desorganizado e sensível ao ambiente. Cada segmento do nosso corpo possui um centro de massa, os diferentes segmentos e centros de massa, por sua vez, desenvolvem um centro de gravidade, capaz de manter e equilibrar o corpo com o mínimo de esforço.

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A má postura influência os problemas do sistema digestivo

Os problemas digestivos são motivos bastante comuns que levam as pessoas a buscarem ajuda do profissional da nutrição, por muitas vezes, acharem que estas disfunções se concentrem apenas nos alimentos. Embora saibamos que os alimentos em específico não são a única causa do funcionamento inadequado do sistema digestivo – um dos outros fatores potenciais está – na postura.

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Alterações Posturais: Entenda os desequilíbrios musculares

A postura corporal é um dos indícios mais relevantes da comunicação não verbal exercida pelo ser humano, pode nos revelar desde o estado físico até emocional. Tendo este conceito inicial formado, agora imagine alguém confiante em sua frente. Já parou para analisar? Qual tipo de postura estática essa pessoa possui? Sem dúvida, mantem-se de pé com o peito alto e cabeça erguida. Isso pode ser indícios de auto confiança, está  pronta para enfrentar os desafios do mundo. Entretanto, posturas retraídas como cabeça baixa e membros em flexão podem retratar abalos emocionais, como depressão, insegurança e negatividade.

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Panqueca Fit – ChoCook

Mais uma receitinha Fit para quem deseja comer doce, ou para as meninas que estão no período pré-menstrual e não precisam sair da dieta. Lembre-se consulte sempre seu nutricionista.

Nome do prato é panqueca fit – ChoCook, são panquecas com calda de whey. Você pode utilizá-lo como lanche  ou café da manhã. Isso já fica a critério das indicações nutricionais da sua dieta.

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Variação do programa de treinamento: um olhar periodizado

Vamos iniciar o artigo através de uma analogia, imagine o seguinte, por algum motivo qualquer você está perdido no meio do oceano, sem avistar nenhum pedacinho de terra. Não sabe onde está e não faz a menor ideia que direção deve tomar para encontrar terra firme. Qualquer direção tomada será por pura sorte, não há garantia alguma do sentido certo. Agora imagine uma situação diferente. Você se perdeu numa floresta, mas sabe que precisa sair dela tem de ir sentido ao norte da floresta. Então, você tomou uma orientação baseada pelo sol e começou a andar. Mas encontrou alguns obstáculos pelo caminho, como arvores, arbustos e rio que impedem um deslocamento em linha reta, daí é preciso realizar movimentos em curvas para se mover no caminho certo.

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A relação entre a má postura e a vulnerabilidade à lesões

Se sua postura é condicionada por ficar horas sentado em frente a uma mesa, em seguida você vai para academia fazer um exercício de agachamento, supino ou um levantamento terra. Possivelmente você é um forte candidato ter uma longa lista de lesões osteo musculares seja: síndrome de impacto do ombro, lesões no labum e manguito rotador, protusão discal, hérnia, tendinite, dores nos joelhos e tornozelo são apenas algumas questões secundarias da instabilidade pélvica. A lista pode se tornar enorme diante dos problemas causados pela má postura. Claro, falar sobre postura pode não parecer algo que lhe incomode agora, mas algum dia você vai sentir algum incomodo e te garanto que com a correção do seu alinhamento postural sua performance será melhorada, além disso ajudará a prevenir de lesões futuras que poderiam te deixar fora de treinamento por meses.

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Cintura escapular

A cintura escapular também conhecida como cíngulo escapular é constituído por um anel ósseo de forma incompleta, formado por dois conjuntos de ossos, às escápulas posteriormente, às clavículas anteriormente, além do manúbrio do esterno (parte axial do esqueleto). Esses ossos são parte do esqueleto apendicular – ossos dos membros (superior e inferior).

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